Fundada em 1912, Divinópolis é, atualmente, uma das principais cidades do Estado de Minas Gerais, tendo sido classificada recentemente em 5ª lugar, em pesquisa da Fundação João Pinheiro no ranking das melhores cidades para se viver em Minas.
Segundo dados do IBGE, a população do Município é superior a 200.000 habitantes, com predominância de jovens (90% abaixo da idade de 40 anos). Localizada no Centro-oeste do Estado, na região do Alto São Francisco, em área privilegiada, próxima aos principais entroncamentos rodo-ferroviários, conta com conexões de vôo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
A principal atividade econômica do Município é o setor de serviços, tendência do novo modelo econômico mundial, além dos setores têxtil e metalúrgico. Possui ótimas escolas públicas do ensino médio e fundamental; inclui nesse meio escolas técnicas importantes, em que se destacam o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), o Serviço Nacional de Transporte (SEST/SENAT), o Serviço Social o da Indústria (SESI), e o Centro Federal de Ensino Tecnológico (CEFET), além de outras instituições particulares. Atualmente, a cidade conta com 36 cursos de graduação em ensino superior e vários centros de pós-graduação e pesquisa, distribuídos em quatro faculdades.
A cidade dispõe, ainda, de escolas de música, bibliotecas, livrarias, museus, espaços culturais e órgãos públicos de apoio à cultura. Tudo isso coloca Divinópolis como pólo centralizador e irradiador econômico, político e cultural da região, e torna o Município extremamente atrativo à implantação de novos investimentos nas áreas industrial, comercial, educacional, de serviços e transportes,e, principalmente, na área cultural. Divinópolis é terra da escritora Adélia Prado, do músico e compositor Túlio Mourão, do escultor primitivista GTO, do Coral Os Pequenos Rouxinóis e de tantas putras personalidades do meio artístico-cultural.
Parabéns pela iniciativa do Blog!
ResponderExcluirEssa turma veio para fazer a diferença.
Vou acompanhar tudo daqui do planalto central do Brasil, com muita saudades no coração!
Valeu Eugênio!!!
João Daldegan
Vista do alto, a cidade mostra sua alma... Ela é divina!
ResponderExcluir