quinta-feira, 15 de outubro de 2009

4ª Edição do Festival da Primavera Reafirma a Diversidade Cultural de Divinópolis


Começa neste domingo, dia 18 de outubro, o 4.º Festival da Primavera de Divinópolis, , mobilizando centenas de artistas e técnicos que levarão gratuitamente a produção cultural de Divinópolis e outras cidades a milhares de pessoas de todas as faixas etárias e socioeconômicas.
Em suas edições anteriores, o festival foi um grande sucesso. Em 2005, uma parcela expressiva da produção cultural exibida no 1.° Festival da Primavera vinha de outras cidades, e os principais destaques de sua agenda foram a música e a dança, na edição de 2006 o festival focou prioritariamente a diversidade da produção cultural local, principalmente na literatura e nas artes plásticas. Em 2007 e 2008, a presença de artistas consagrados consolidou o evento como um dos principais da região. Outro aspecto singular do Festival da Primavera foi o peso que tiveram as universidades, seja na disponibilização de espaços culturais, nas discussões acadêmicas em torno da cultura, ou mesmo desencadeando suas próprias ações e produções culturais. Nada como um ano após o outro. O caminho trilhado entre as últimas edições do Festival da Primavera de Divinópolis evidencia um percurso que construiu inspirados cenários artísticos e culturais por toda a cidade.
Em 2009 não será diferente, com a temática da “mineiridade”, o Festival trará figuras de peso do cenário cultural nacional, como o escritor Afonso Romano de Sant’Anna, os cantores e compositores Tunai e Paulinho Pedra Azul, mesclando com expressões da nova geração de artistas mineiros como a sambista Janaína Moreno e o violeiro João Araújo, além é claro, dos talentos locais como Jubarba e Marcelo Diniz.
O teatro de rua será um dos destaques do evento desse ano com a apresentação da trupe Maria Cutia de BH, do grupo folclórico Feijão Queimado e da Cia Borandá com artistas locais. Uma das atrações será a reunião, após longo período ausente dos palcos, do grupo PHARMÁCIA que abrirá oficialmente o evento com show no Teatro Gravatá, no dia 18 de outubro. O lançamento oficial do Conselho do Centenário, abrilhantado após com show de Gê Lara e Túlio Mourão, também é destaque da programação no dia 23 de outubro.
Todos os eventos são gratuitos e no caso específico daqueles realizados no Teatro Municipal Usina Gravatá, a entrada SERÁ UM LITRO DE LEITE LONGA VIDA, cujo montante arrecadado será doado posteriormente a entidades beneficentes de Divinópolis. Os ingressos poderão ser adquiridos na Boutique do Livro a partir da quinta-feira próxima. Maiores informações no blog HTTP//festivalprimaveradiv.blogspot.com
O IV Festival da Primavera de Divinópolis tem o patrocínio cultural da MBL Mineração, Siderúrgica Ferdil , ABC Alimentos e Faculdade Pitágoras, dentro da leis Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, Caixa Ec Federal, FIEMG , CEMIG e UNIMED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário