quarta-feira, 25 de março de 2009

Um projeto que deu certo!
O Festival da Primavera de Arte e Cultura de Divinópolis foi realizado pela primeira vez em 2005, fruto da idéia de conceber um grande evento a partir de uma ampliação da fórmula dos festivais culturais já existentes, capaz de aglutinar as manifestações culturais da cidade, da região e de Minas, por meio das mais diversas expressões e linguagens artísticas, aproveitando o potencial de Divinópolis, não só como pólo gerador e irradiador de talentos e produção cultural, mas também como cidade dotada de toda a infra-estrutura urbana e logística necessárias a um evento dessa natureza.
O projeto IV FESTIVAL DA PRIMAVERA DE ARTE E CULTURA DE DIVINÓPOLIS, ao estabelecer como meta elementar a consolidação do Festival como referência do calendário cultural da região Centro-Oeste e do Estado de Minas Gerais, pretende convergir e fazer reverberar toda essa diversidade e efervescência artística e cultural, a partir de uma ampliação da fórmula dos festivais culturais já existentes, por meio, principalmente:
a) do incentivo à discussão e à realização de oficinas e debates em torno de eixos relacionados com a cultura;
b) da ênfase nos diálogos entre as culturas tradicionais, seus fazeres locais e regionais, e as manifestações contemporâneas de cultura urbana; e
c) na presença de artistas e trabalhos conceituados nas diversas linguagens artísticas, que possam tornar o Festival uma referência cultural no Estado.
E assim de lá para cá, o Festival cresceu, ganhou a simpatia dos cidadãos divinopolitanos, foi reconhecido pelas instituições públicas de Cultura (aprovado nas Leis Estadual e Municipal de Cultura), ganhou as ruas e agora ganha o blog. Aqui vamos divulgar, debater e informar a programação e o tema deste ano que é a MINEIRIDADE. Participe a casa é nossa!

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar os organizadores do Festival Primavera de Divinópolis pela belíssima iniciativa. Divinóplis realmente carece de eventos culturais engajados, que possam fortalecer, ampliar e potencializar a consciência cultural, não só em Divinóplis, mas em todo centro-oeste mineiro. Parabéns!

    ResponderExcluir