terça-feira, 7 de junho de 2011

HOMENAGENS DA CULTURA POPULAR

A coroação de artistas que tem um histórico de luta em favor da cultura popular, notadamente à cultura negra, é uma das inovações do FESTIVAL DA PRIMAVERA. A partir de sua primeira edição em 2005, o festival , através das irmandades de Reinado de Divinópolis convidou artistas que receberam o título de REIS CONGO, entre eles Gilberto Gil  (foto) e Anthonio. A homenagem é uma maneira de incentivar e mostrar ao país a prática dessa centenária tradição cultural - o REINADO MINEIRO.

HOJE TEM TEATRO? TEM SIM SENHOR.

Dinamizar a cena teatral mineira é o principal objetivo do módulo Teatro nas mostras do FESTIVAL DA PRIMAVERA. Por aqui mesclam-se novatos e veteranos, companhias consagradas, clowns, pratas da casa. Em todas as edições do evento tivemos bom teatro , sim senhor. Os grupos Galpão e Cia Burlantins, Clarice Niskier, Hélio Zolini (foto do espetáculo "Fragmentos"), Juvenal Bernardes, Cia Atoação, entre outros subiram no palco e ocuparam as ruas e teatros da cidade.

LITERATURA TEM ESPAÇO GARANTIDO NO FESTIVAL

Grandes escritores brasileiros estiveram presentes nas edições do FESTIVAL DA PRIMAVERA debatendo temas atuais, contando suas experiências e dialogando com o público aficionado em literatura. Entre eles Afonso Romano de Sant'anna, Nelson Mota, Ignácio de Loyola e Alcione Araújo.  Um dos principais objetivos do MÓDULO LITERATURA é  incentivar a propagação do conhecimento e a reflexão sobre a cultura brasileira, estimulando  a valorização do modo de fazer, criar e expressar a arte literária. Perceber o crescimento deste projeto a cada etapa é a nossa maior satisfação.