segunda-feira, 30 de março de 2009

Divinópolis: pólo irradiador econômico e cultural



Fundada em 1912, Divinópolis é, atualmente, uma das principais cidades do Estado de Minas Gerais, tendo sido classificada recentemente em 5ª lugar, em pesquisa da Fundação João Pinheiro no ranking das melhores cidades para se viver em Minas.
Segundo dados do IBGE, a população do Município é superior a 200.000 habitantes, com predominância de jovens (90% abaixo da idade de 40 anos). Localizada no Centro-oeste do Estado, na região do Alto São Francisco, em área privilegiada, próxima aos principais entroncamentos rodo-ferroviários, conta com conexões de vôo para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
A principal atividade econômica do Município é o setor de serviços, tendência do novo modelo econômico mundial, além dos setores têxtil e metalúrgico. Possui ótimas escolas públicas do ensino médio e fundamental; inclui nesse meio escolas técnicas importantes, em que se destacam o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), o Serviço Nacional de Transporte (SEST/SENAT), o Serviço Social o da Indústria (SESI), e o Centro Federal de Ensino Tecnológico (CEFET), além de outras instituições particulares. Atualmente, a cidade conta com 36 cursos de graduação em ensino superior e vários centros de pós-graduação e pesquisa, distribuídos em quatro faculdades.
A cidade dispõe, ainda, de escolas de música, bibliotecas, livrarias, museus, espaços culturais e órgãos públicos de apoio à cultura. Tudo isso coloca Divinópolis como pólo centralizador e irradiador econômico, político e cultural da região, e torna o Município extremamente atrativo à implantação de novos investimentos nas áreas industrial, comercial, educacional, de serviços e transportes,e, principalmente, na área cultural. Divinópolis é terra da escritora Adélia Prado, do músico e compositor Túlio Mourão, do escultor primitivista GTO, do Coral Os Pequenos Rouxinóis e de tantas putras personalidades do meio artístico-cultural.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Foto Igson Cezar
MINEIRIDADE


Em sua quarta edição, em 2009, o FESTIVAL DA PRIMAVERA DE ARTE E CULTURA DE DIVINÓPOLIS adotará o conceito de “festival temático”, e se desenvolverá em torno do tema da “mineiridade”, explorando, de um lado, as diversas linguagens artísticas, tradicionais e contemporâneas, que se manifestam na cultura mineira e lhe conferem – bem como, de resto, ao povo que a protagoniza nos seus fazeres e saberes – esse singular caráter identitário conhecido por “mineiridade”; e, por outro viés, “desconstruindo” tal caráter por meio de seminários, debates e discussões que procurarão detectar, questionar e analisar suas origens históricas e psicossociais, sua natureza enquanto discurso identitário, a permanência de seus valores diante das encruzilhadas da cultura e do mundo contemporâneos, suas tensões, conflitos e contradições.
Um projeto que deu certo!
O Festival da Primavera de Arte e Cultura de Divinópolis foi realizado pela primeira vez em 2005, fruto da idéia de conceber um grande evento a partir de uma ampliação da fórmula dos festivais culturais já existentes, capaz de aglutinar as manifestações culturais da cidade, da região e de Minas, por meio das mais diversas expressões e linguagens artísticas, aproveitando o potencial de Divinópolis, não só como pólo gerador e irradiador de talentos e produção cultural, mas também como cidade dotada de toda a infra-estrutura urbana e logística necessárias a um evento dessa natureza.
O projeto IV FESTIVAL DA PRIMAVERA DE ARTE E CULTURA DE DIVINÓPOLIS, ao estabelecer como meta elementar a consolidação do Festival como referência do calendário cultural da região Centro-Oeste e do Estado de Minas Gerais, pretende convergir e fazer reverberar toda essa diversidade e efervescência artística e cultural, a partir de uma ampliação da fórmula dos festivais culturais já existentes, por meio, principalmente:
a) do incentivo à discussão e à realização de oficinas e debates em torno de eixos relacionados com a cultura;
b) da ênfase nos diálogos entre as culturas tradicionais, seus fazeres locais e regionais, e as manifestações contemporâneas de cultura urbana; e
c) na presença de artistas e trabalhos conceituados nas diversas linguagens artísticas, que possam tornar o Festival uma referência cultural no Estado.
E assim de lá para cá, o Festival cresceu, ganhou a simpatia dos cidadãos divinopolitanos, foi reconhecido pelas instituições públicas de Cultura (aprovado nas Leis Estadual e Municipal de Cultura), ganhou as ruas e agora ganha o blog. Aqui vamos divulgar, debater e informar a programação e o tema deste ano que é a MINEIRIDADE. Participe a casa é nossa!